- Direção regional Brasil e países do Cone Sul
Direção regional Brasil e países do Cone Sul
Conciliar a qualidade científica e o impacto no desenvolvimento
As atividades do CIRAD no Brasil levam em consideração o contexto deste grande país emergente, peso da agricultura e potência científica em ascensão. Através de parcerias que combinam qualidade científica e impacto no desenvolvimento, os nossos trabalhos visam produzir resultados de pesquisa de interesse comum para a França e o Brasil, no domínio dos bens públicos, que possam ser utilizados em outros países em desenvolvimento, em particular na África.
Os agro-ecossistemas estudados prioritariamente pelas equipas de pesquisa situam-se na bacia amazónica e no nordeste semiárido do Brasil.
Cooperação regional: fortes ligações com a comunidade científica e agrícola brasileira
Há mais de 40 anos que o CIRAD desenvolve relações estreitas e diversificadas com a comunidade científica e agronómica brasileira. Formalizou parcerias de pesquisa e desenvolvimento com a Embrapa, um dos principais atores na pesquisa agronómica brasileira, com várias universidades federais e estaduais, e com os serviços de pesquisa e desenvolvimento de ministérios e organizações de desenvolvimento. Também são desenvolvidas atividades de pesquisa na Argentina e na Bolívia com o Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA), o CIAT e o INIAF (Instituto Nacional de Innovacion Agropecuaria y Forestal).
O CIRAD tem um total de 10 pesquisadores trabalhando na região do Cone Sul. A maioria trabalha no Brasil em quatro regiões: Belém, Paragominas e Santarém na Amazônia na Região Norte; São Paulo, Piracicaba e Rio de Janeiro na Região Sudeste; Brasília na Região Centro-Oeste; Fortaleza na Região Nordeste. A Direção Regional está em Brasília e é composta pelo Diretor Regional e 3 agentes.
O CIRAD na Amazônia: cooperação científica diversificada para o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos territórios
O CIRAD tem trabalhado na Amazônia desde a década de 1990. Ele está envolvido em uma ampla rede regional de iniciativas territoriais, dedicada à resiliência territorial e à preservação dos recursos naturais.
Três temas principais estão sendo abordados:
- A transição para sistemas de produção agroecológica e o desenvolvimento de cadeias de suprimentos responsáveis.
- Promoção de paisagens sustentáveis e inclusivas.
- Apoio à governança compartilhada em nível local.
Fichas temáticas: As açoes do CIRAD na Amazônia
Mapa
O CIRAD está ativo em 6 países da região e está envolvido em vários projetos de pesquisa e desenvolvimento na região, em 3 dispositivo de parceria e um observatório de pesquisa ambiental. Os principais projetos estão apresentados no mapa. Estes locais estão nos países onde o CIRAD e os seus parceiros estão ativos; não estão localizados com precisão.
Números-chave
- 10 Pesquisadores expatriados
- 50 Estudantes de doutoramento e de mestrado supervisionados por ano
- 80 Missões por ano
- 2 Dispositivos de parceria
Principais temáticas de pesquisa
- Gestão territorial dos recursos hídricos e transição agroecológica em regiões semiáridas.
- Melhoramento genético de espécies agrícolas para resistência ao estresse hídrico e doenças.
- Desenvolvimento territorial e viabilidade da agricultura familiar na Amazônia.
- Políticas públicas e desenvolvimento rural.
- Manejo sustentável e avaliação de impacto ambiental de plantações florestais.
São também realizados projetos de P&D e de expertises com empresas dos setores da heveicultura, plantação de eucaliptos, plantação de palmeiras, recuperação de energia a partir de biomassa e outros.
Dispositivos de parceria
Agriculturas, florestas e pecuária: para um desenvolvimento sustentável dos territórios na Amazônia
Este dispositivo tem por objetivo fornecer bases científicas para o desenvolvimento das regiões amazônicas, promovendo uma gestão sustentável de seus recursos agrícolas e naturais. Seus estudos levam em conta a complementaridade entre o desenvolvimento das atividades agrícolas, a gestão sustentável dos recursos florestais e a evolução das práticas de pecuária, visando a um desenvolvimento territorial sustentável na Amazônia. Suas atividades estão inseridas no âmbito do acordo franco-brasileiro sobre o desenvolvimento sustentável do Bioma amazônico.
Políticas Públicas e desenvolvimento rural na América Latina
Este dispositivo em rede estuda a elaboração e a realização de políticas agrícolas, ambientais e de desenvolvimento rural, sobretudo no que diz respeito a seus impactos no processo de formulação de políticas públicas e na luta contra a desigualdade na América Latina. Suas pesquisas mobilizam economistas, sociólogos, geógrafos, agrônomos e políticos em projetos comparativos, bilaterais ou em rede.
ORE: Gestão sustentável das plantações florestais
As equipes do CIRAD, da Universidade de São Paulo (USP) e de instituições parceiras no âmbito do ORE conduzem pesquisa sobre a gestão sustentável das plantações florestais (eucalipto, acácia). Realizados em dispositivos locais únicos no mundo, os estudos desenvolvidos permitem uma valorização científica de alto nível e visam à transferência dos resultados obtidos no Brasil para outros países estudados, em especial os africanos.
Educação e formação
Os pesquisadores do CIRAD contribuem para o ensino no Brasil dando aulas em universidades estaduais e federais. Orientam estudantes de mestrado e doutorado brasileiros e franceses, e ajudam a organizar escolas de pesquisa e seminários de formação...
Formação de estudantes
Os pesquisadores supervisionam anualmente cerca de cinquenta estudantes de doutorado e de mestrado europeus, sul-americanos e africanos.
Acolhimento e formação de pesquisadores parceiros
O CIRAD acolhe anualmente na França cerca de 20 pesquisadores do Brasil e de outros países do Cone Sul, trabalhando em estreita colaboração com o INRAE, as universidades francesas e europeias e as instituições do Agreenium, entre outras o Labex Embrapa de Montpellier.
Alguns livros e publicação
Alternativas para o bioma Cerrado: agroextrativismo e uso sustentável da sociobiodiversidade
Referência : Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá; Passos, Carlos José Sousa. (Org.). Alternativas para o bioma Cerrado: agroextrativismo e uso sustentável da sociobiodiversidade. Stéphane Guéneau. Brasília, DF. Editora IEB Mil Folhas, 2020.
Construção de Políticas Estaduais de Agroecologia e Produção Orgâni- ca no Brasil: avanços, obstáculos e efeitos das dinâmicas subnacionais
Referência : Sabourin, E ; Colonna J. ; Guéneau S. ; Tadeu da Silva, L. R. (2019) Construção de Políticas Estaduais de Agroecologia e Produção Orgâni- ca no Brasil: avanços, obstáculos e efeitos das dinâmicas subnacionais. Curitiba: PR, Brasil, Editora CRV e Red PP-AL, 272p. ISBN 978-85-444-3601-1 / DOI 10.24824/978854443601.1
Publicações científicas
Todas as publicaçõesContacto
Direção regional Brasil e países do Cone Sul
Pierre Marraccini
Av. L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte
Édifice Finatec, G
Salles de 202 à 214
Brasília - DF, 70910-900.
Endereço para correspondência:
CEP: 70842-970, Caixa Postal 4522
SHC/N EQ 204/404 Lote Único, Asa Norte, Brasília-DF, Brasil
Tél. : +55 61 33 66 16 01