O diretor do departamento Persyst visita o Brasil

09/05/2024
De 21 a 28 de abril, Jean-Paul Laclau, Diretor do Departamento Persyst, estava no Brasil, nos Estados de São Paulo e Pará, acompanhado por Pierre Marraccini, Diretor Regional do CIRAD no Brasil. Depois do Brasil, o Sr. Laclau prosseguiu a sua missão na Colômbia.

Teste de crescimento de árvores sob sistema de exclusão de água. Estação experimental USP/ESALQ, Itatinga-état São Paulo © cirad

O objetivo desta missão foi encontrar vários parceiros no Brasil, para considerar novas oportunidades de mobilidade geográfica na região e futuros projetos de parceria.

A visita começou no Estado de São Paulo, onde o CIRAD tem uma cooperação de longa data na tematica de plantações florestais com a ESALQ, o IPEF e a UNESP, entre outros. Um pesquisador da UMR Eco&Sols (Daniel Poultney) estará acolhido na ESALQ a partir de julho no âmbito desta cooperação.

Jean-Paul Laclau e Pierre Marraccini reuniram-se com Thais Viera, Reitora da ESALQ, Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, Diretor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ, dois professores da ESALQ e José Otávio Brito, Diretor do IPEF. Foi organizada uma visita de campo as parcelas experimentais em Itatinga, bem como uma visita aos laboratórios da UNESP e ao seu Instituto de Biotecnologia (IBTEC).

 

Reunião com a direção da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Botucatu (SP) © Cirad

A missão prosseguiu no Estado do Pará, com uma reunião com a direção da Universidade Federal Oriental do Pará (UFOPA) em Santarém, onde Arthur Perrotton, pesquisador do CIRAD (UR Forêts et Sociétés), está instalado desde março. A reunião permitiu fazer o ponto da situação das atividades científicas desenvolvidas na região. Várias visitas de campo foram organizadas:

  • Visita da estação experimental da EMBRAPA BelTerra (estado do Pará)

Visita à estação e às instalações experimentais da EMBRAPA em Belterra (Pará) © Cirad

  • Visita da Cooperativa da Floresta Nacional (COOMFLONA) Tapajós: foram realizadas discussões com funcionários da EMBRAPA, UFOPA, ICMbio e representantes da COOMFLONA sobre o estabelecimento de projetos de parceria.

Visita à comunidade "Flona" de Maguari, Floresta Nacional do Tapajós (Pará) © Cirad